Sala da Memória será nominada ‘Manoel Ciriaco da Silva’ em homenagem ao pioneiro

Daiana e Rogério, representaram o pai, e receberam a homenagem da Câmara Municipal.

A Sala da Memória receberá o nome de ‘Manoel Ciriaco da Silva’ em homenagem ao cidadão falecido em 1998. O tributo proposto através do Projeto de Lei (PL nº 21/2023), de autoria do Poder Legislativo, foi aprovado durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 30 de maio.

No texto, o vereador proponente Prof. Sebastian (CIDADANIA) ressalta a contribuição do pioneiro a comunidade, ao coordenar movimentos religiosos, realizou o trabalho de animador do primeiro serviço de alto-falante do povoado. Foi servidor do escritório SITA, e contribuiu para a realização do primeiro Censo demográfico,  também foi professor e atuou como farmacêutico na primeira drogaria da cidade.

“Manoel Ciriaco da Silva trabalhou na rádio Pioneira cujo nome do seu programa era ‘Pioneiros na Pioneira’, onde sua preocupação era resgatar a história deixada por pioneiros que contribuíram para a formação da cidade de Tangará da Serra. As histórias resgatadas em seu programa de rádio, resultou na elaboração do livro ‘Desbravadores Tangaraenses, a fé na terra’, lançado no ano de 1998, um mês após o seu falecimento”.

A Sala de Memória foi criada pela Lei Municipal nº 3.103 de 14 de abril de 2009, vinculada a Secretária Municipal de Educação. O espaço disponibiliza arquivos de documentos antigos do Poder Executivo em todas as suas gestões, bem como preserva relíquias relevantes para a história de nosso município. O local é aberto para realização de pesquisas escolares e acadêmicas e para interação com a comunidade, e a partir da aprovação ao projeto por unanimidade, 13 votos favoráveis, deverá ser nominado Manoel Ciriaco da Silva. O texto segue para sanção do Executivo Municipal.

BIOGRAFIA

Histórico fornecido pela família: Manoel Ciriaco da Silva é natural de Marília, interior do Estado de São Paulo. Nascido em 3 de junho de 1948, mudou-se para Tangará da Serra no ano de 1963, vindo do seminário católico direto para essa localidade. Coordenou movimentos religiosos, realizou o trabalho de animador do primeiro serviço de alto-falante do povoado. Foi funcionário do escritório SITA, efetuou o primeiro censo, foi professor e atuou como farmacêutico na primeira drogaria. Manoel Ciriaco da Silva trabalhou na rádio Pioneira cujo nome do seu programa era "Pioneiros na Pioneira", onde sua preocupação era resgatar a história deixada por pioneiros que contribuíram para a formação da cidade de Tangará da Serra. As histórias resgatadas em seu programa de rádio, resultou na elaboração do livro "Desbravadores Tangaraenses, a fé na terra", lançado no ano de 1998, um mês após o seu falecimento.