Rua do Bairro Tarumã, será nominada em homenagem a ‘Nelson Martinez Garcia’

A rua cento e sessenta, do Bairro Tarumã, receberá o nome de ‘Nelson Martinez Garcia’ em homenagem ao cidadão falecido em 2020.  A memória proposta através do Projeto de Lei (PL nº 03/2023), de autoria do Poder Legislativo, foi aprovada durante a sexta Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 14 de março.

No texto, o vereador proponente Ademir Anibale (MDB) ressalta a contribuição de Nelson a comunidade, pelo ofício de tabelião, ao ajudar inúmeras pessoas a conseguirem o Registro de Nascimento, além dos serviços prestados ao Município, enquanto servidor público, na Gestão Antônio Porfírio de Britto.

“Nelson Martinez Garcia é mais um anônimo que dedicou grande parte de sua existência para instituições e empresas que contribuíram para o desenvolvimento de Tangará da Serra, e por isso é merecedor de nossa homenagem”.

A matéria tramitou em segundo turno, sendo aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis. Concluído o processo de votação o projeto segue para sanção do Executivo, e se torna vigente, após a publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de Nelson Martinez Garcia.

 

BIOGRAFIA

 

Nelson Martinez Garcia nasceu em 14 de junho de 1952, na cidade de Tupã, Estado de São Paulo, é filho do Senhor João Martinez Garcia e Dona Luzia Garcia Martinez e é membro de uma família com seis irmãos, sendo quatro homens e duas mulheres.

 Antes de vir para Tangará, Nelson Martinez Garcia, ainda criança, morou no Estado do Paraná, nas cidades de Terra Rica, Loanda e Santa Izabel do Ivaí. Veio para Tangará da Serra acompanhando os pais que mudaram-se por influência de familiares que vieram antes. Chegou aqui em 02 de novembro de 1967, estando com 15 anos de idade e logo começou a trabalhar no Armazém de Secos e Molhados, chamado “Casa Estrela”, de propriedade dos tios João e Diogo Garcia e pouco tempo depois ainda arranjava tempo para dar aulas na Escola Emanoel Pinheiro para turmas de primeiro ano a quarta série.

Em 1970 Nelson Martinez Garcia tornou-se Tabelião Oficial Substituto do Cartório de Registro Civil de Nova Olímpia, prestando atendimento em Tangará da Serra. Foram 10 anos de dedicados nessa função e conta que ajudou muitas pessoas a conseguir o Registro de Nascimento. Naquela época chegavam muitas famílias de Minas Gerais e geralmente os filhos não tinham a Certidão de Nascimento e eram obrigados a pagar multa de 10% sobre o salário mínimo por cada filho que não tinha a certidão. Então, Nelson orientava a fazer atestado de pobreza na delegacia para que ficassem isentos dessa multa, assim era a única forma das famílias conseguirem o documento, pois, normalmente não reuniam o recurso necessário para tal.

 Após o longo período de trabalho no Cartório, Nelson também trabalhou três anos como supervisor geral da Abrasimóveis, loja de móveis e eletrodomésticos da época, mais três anos na Casemat (Companhia de Armazéns e silos de Mato Grosso), e aventurou numa candidatura a vereador e acabou não se elegendo, pois lhe faltaram pouquíssimos votos. Depois disso foi Chefe de Gabinete e encarregado de compras do Prefeito Antônio Porfírio de Brito durante toda sua gestão.

Porém, o maior período de serviços prestados foi para a família Delcaro (Levir e José Delcaro), foram vinte e um anos dedicados às empresas dos dois irmãos e por último com o Levir, depois da separação da sociedade. Bruno Delcaro, filho de Levir, refere-se a Nelson como “Nelsinho” e garante que aprendeu muito com os conselhos dele e até emociona-se ao falar do amigo. No trabalho ele foi administrador financeiro das empresas (lojas, hotel e fazendas), onde permaneceu até sua aposentadoria em julho de 2010.

Em Tangará da Serra o jovem Nelson Martinez Garcia conheceu Glória Maria Silva, filha de Geraldo Cândido da Silva e Dona Maria Cândido de Moraes, com quem se casou em 31 de janeiro de 1974 e constituiu uma linda família, Nelson é pai de Fabiano Rogério Martinez Garcia e Franciane Martinez Garcia e avô de cinco netos.