Projeto que visa a recarga dos lençóis freáticos do Rio Queima-Pé é apresentado aos vereadores
Os vereadores receberam na segunda-feira, 01, o Engenheiro Agrônomo, consultor ambiental Décio Siebert. A reunião ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e tratou sobre práticas para construção de uma agenda ambiental de recuperação e preservação das nascentes do Rio Queima-Pé (Rio Sepotuba).
Siebert apresentou aos parlamentares o projeto de Ações Emergenciais para a Produção de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Queima-Pé ( Sepotuba). Conforme o especialista, o trabalho prevê a construção de curvas de nível, bacias de contenção e instalação de drenos verticais, com o propósito de promover a recarga dos lençóis subterrâneos e, propiciar o aumento da disponibilidade hídrica, resultando na qualidade e aumento da vazão do rio. As ações visam ainda, a recuperação de nascentes degradadas na bacia do Rio Queima-Pé (Sepotuba), a exemplo, de uma prática bem sucedida, já desenvolvida em 2015 nessa bacia, que é o manancial de abastecimento público de Tangaráa da Serra. Este trabalho também está sendo implementado com sucesso em outros municípios de Mato Grosso.
O consultor ambiental também fez referência ao Programa PCI (Produzir, Conserva e Incluir) que o governo do Estado de Mato Grosso lançou na Convenção do Clima (COP 21) realizada em Paris em dezembro de 2015, com o objetivo de captar recursos para o Estado de Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar. A intenção é implantar um núcleo do PCI em Tangará da Serra, a exemplo do que já existe em Sorriso, Barra do Garças e Juruena.
Atentos a pauta, os vereadores estimulados pelo estudo, parabenizaram o trabalho de planejamento ambiental elaborado, por estimular a conservação e preservação dos mananciais por meio de ações de baixo custo.
Participaram do encontro, os vereadores Hélio da Nazaré (PSD), Ademir Anibale (MDB), Davi Oliveira (PSB) Eduardo Sanches (PSL), Edmílson Porfírio (PODE), Elaine Antunes (PODE), Nivaldo Leiteiro (PODE) e o presidente da Casa, Fábio Brito (PSDB).