Parlamentares aprovam projeto que autoriza a presença de ‘Doulas’ durante o parto
As gestantes tangaraenses poderão ter acompanhamento de Doulas durante os trabalhos de parto. É o que prevê o PROJETO DE LEI Nº 31/2021, proposto pelo Poder Legislativo, tramitado em dois turnos, que recebeu aprovação unânime (13x0) do parlamento municipal na terça-feira (16.11) durante a 42ª Sessão Ordinária.
Doulas são profissionais especializadas em fazer acompanhamento de mulheres, prestando o suporte físico e emocional à gestante e aos familiares antes, durante e depois do parto, tornando o processo mais humanizado. Caso, a lei, seja sancionada, a Doula poderá estar presente em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública ou privada de Tangará da Serra.
A propositura é de autoria conjunta entre os vereadores, Eduardo Sanches (PSL) e Prof. Sebastian (PTB). Conforme os parlamentares defendem em justificativa ao projeto, “as Doulas prestam suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade. Ademais, a Doula, atua como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas humanizadas na assistência ao parto”.
Para vigorar a medida, a matéria depende da sanção do Executivo Municipal.