Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica (UNEMAT) é homenageada por apoio ao paciente com câncer

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos da doença neste ano. O monitoramento ao câncer, para controle e prevenção a doença, bem como o apoio e suporte a pacientes, são realizados em Tangará da Serra, pela Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica (LAEO) vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Criado em maio de 2015, o grupo composto por 30 acadêmicos, profissionais colaboradores, bolsistas de iniciação científica e de extensão, grupo de 02 professores regulares e mais quatro apoiadores, se reúnem a cada 15 dias para pesquisas e estudos técnicos. Visando homenagear a Liga, o Poder Legislativo concedeu moções na 21ª Sessão Ordinária (28.06), por iniciativa do vereador Hélio da Nazaré; “Durante as pesquisas o grupo busca  estender as discussões nas comunidades escolares, nas empresas e Unidades de Saúde. Nessas ações de extensão, desmistificam o câncer, como uma doença fatal, levando em suas palestras informações sobre a prevenção e detecção precoce da doença, ajudando as pessoas a falar mais sobre o assunto, a quebrar os medos, prestando suporte a pacientes, familiares e cuidadores”.

A ‘LAEO’ é a primeira liga da Unemat de todos os Campi a desempenhar este trabalho de apoio ao paciente com câncer, diante a justificativa, foram concedidas as moções por esta Casa de Leis e reconhecidas por unanimidade por todos os parlamentares. A Câmara Municipal de Tangará da Serra estabelece, no Regimento Interno da Casa, a concessão de títulos e honrarias a pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento, proteção, defesa e desenvolvimento da cidade.