Legislativo lança o programa ‘Câmara Sustentável’ implementado na agenda ambiental 2030 da ONU
A Câmara Municipal lançou oficialmente nesta quinta-feira (16), o Programa ‘Câmara Sustentável’, com o propósito de articular ações internas para a implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aprovado por unanimidade durante a 44ª Sessão Ordinária, de 07 de dezembro de 2021, o Projeto de Resolução nº 06/2021 é de autoria dos vereadores Tania Niclotte (PV) e do presidente da Casa, vereador Fábio Brito (PSDB). Aprovada por unanimidade pelo parlamento municipal, a resolução visa sensibilizar vereadores e servidores para a redução de padrões de consumo, a reutilização de materiais e a separação de resíduos sólidos, estimulando ações de preservação do meio ambiente e promovendo a responsabilidade socioambiental.
Na ocasião, foram alinhadas iniciativas de sustentabilidade já existentes, com a apresentação de projetos e oficinas, sobre o reaproveitamento de alimentos, gestão adequada dos resíduos sólidos através da compostagem, a utilização da energia solar e eficiência energética, coleta seletiva, plantação de árvores em garrafas PET e caixas de leite, por meio de um projeto de extensão do curso de Biologia da UNEMAT. Exibições que contribuíram para promover as ações de sustentabilidade praticadas e construir um plano de atuação, de forma participativa visando racionalizar as ações institucionais e disseminar a cultura de economia de recursos naturais.
Além das apresentações, a Câmara lançou três guias digitais que ensinam práticas sustentáveis para o dia-a-dia. Um Caderno de Receitas, outro material voltado para a Compostagem, e também, conteúdo relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são os temas centrais dos e-books. O material completo é disponibilizado gratuitamente no site do Poder Legislativo (www.taangaradaserra.mt.gov.br). Para baixar os arquivos, basta acessar o ícone ‘Sobre a Câmara’ e clicar na pasta ‘Câmara Sustentável’.
Desta forma, o Poder Legislativo tangaraense reafirma seu compromisso com as práticas sustentáveis buscando disseminar e incentivar a adoção de práticas simples por parte dos parlamentares e servidores, que direcionam a Instituição a uma maior eficiência do serviço prestado ao público e estimula a consciência socioambiental.