Travessa Juracy Martins: aprovado projeto que homenageia pioneiro tangaraense

O Legislativo Municipal apreciou em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, o Projeto de Lei nº 391/2025, de autoria do vereador Niltinho do Lanche, que dispõe sobre a nominação da Travessa Um no bairro Jardim Alto Alegre para “Travessa Juracy Martins”.

BIOGRAFIA

Nascido em Minas Gerais e criado no Norte do Paraná, Juracy Martins apostou no futuro de Tangará da Serra ao adquirir terras no município em 1979 e mudar-se com a família em 1980. Inicialmente dedicado ao plantio e produção de mudas de café, atividade na qual tinha ampla experiência, Juracy precisou se adaptar às mudanças do cenário agrícola local, mostrando determinação ao manter parte de sua propriedade rural em Deciolândia e, ao mesmo tempo, direcionar seus esforços para o comércio e para o desenvolvimento urbano da cidade.

O principal legado de Juracy está na área da educação profissional. Em 1997, ao lado de seu filho Marcelo, fundou a Dinâmika Cursos, empresa que atuou ativamente por 23 anos em Tangará da Serra e continua em funcionamento. Ao longo desse período, formou mais de 2.000 jovens e adultos em cursos profissionalizantes, contribuindo diretamente para a inserção de muitos deles no serviço público, no comércio e no empreendedorismo local. Sua atuação é lembrada pelo impacto social: geração de empregos, valorização do capital humano e transformação positiva na vida de diversas famílias.

Além de empresário e educador, Juracy é lembrado como homem cristão, íntegro e dedicado à família. Faleceu em 2020, vítima de câncer, seguido por sua esposa, Luzia Pinheiro Martins, que faleceu em 2022 em decorrência da COVID-19. Seus filhos e netos, que permanecem na região, representam a continuidade de sua história e influência na comunidade tangaraense.

 

 

 

Faynystton Missio - Assistente de Imprensa