Travessa José Luiz Ferraz: Câmara aprova projeto que homenageia célebre cidadão tangaraense

Travessa José Luiz Ferraz: Câmara aprova projeto que homenageia célebre cidadão tangaraense

Foto: 𝑺𝒓𝒂. 𝑶𝒅𝒆𝒕𝒆 𝑳𝒖𝒊𝒛𝒂 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒂𝒛 𝑹𝒊𝒃𝒆𝒊𝒓𝒐 (𝒊𝒓𝒎𝒂̃) 𝒆 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒂𝒔 𝒅𝒂 𝒇𝒂𝒎𝒊́𝒍𝒊𝒂

A Casa de Leis apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, 30 de setembro, o Projeto de Lei nº 292/2025, de autoria do vereador Professor Sebastian, que dispõe sobre a nominação da Travessa 46 no Jardim Mituo (Loteamento Vale do Sol) para “José Luiz Ferraz”.

O senhor José Luiz Ferraz foi um ilustre cidadão tangaraense, nascido no dia 03 de dezembro de 1955, na cidade de Nova Independência-São Paulo. Mudou-se para Tangará da Serra em 1980, junto de sua irmã mais velha, a Sra. Odete Luiza Ferraz Ribeiro. Através de seu carisma e alegria, contagiava a todos com quem cruzava o caminho.

Participante ativo dos eventos e celebrações culturais da comunidade, se tornou um símbolo de superação, driblando os desafios impostos pela Síndrome de Down e inspirando, através do exemplo, uma nova era de inclusão.

Por esses e outros motivos, o projeto o vê como mais do que merecedor de receber a presente honraria.

O projeto foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.

BIOGRAFIA

José Luiz Ferraz nasceu no dia 03 de dezembro de 1955, na cidade de Nova Independência – São Paulo, filho do Sr. Luiz Antonio Ferraz e da Sra. Elzinda Maria Ferraz. Ao nascer, os médicos afirmaram que ele viveria, no máximo, até os 20 anos de idade, em razão de sua condição de saúde e da Síndrome de Down. Entretanto, com muito tratamento, dedicação familiar e amor, José Luiz contrariou todas as expectativas, desenvolvendo-se de forma admirável e transformando-se em um adulto forte, independente em suas atividades pessoais, educado, vaidoso, extrovertido e brincalhão.

Sempre demonstrou entusiasmo por festas, eventos sociais e todo tipo de comemoração. Em 1980, após o falecimento de sua mãe, mudou-se para Tangará da Serra, onde passou a residir com sua irmã mais velha, Sra. Odete Luiza Ferraz Ribeiro. Recebido com carinho pela população tangaraense, José Luiz tornou-se figura conhecida e querida da cidade. Participava ativamente de eventos culturais e sociais, destacando-se em concursos no extinto Cine Esplanada, tendo sido vencedor do tradicional concurso de “Careta Mais Feia”, além de participar de apresentações de danças e imitações, como a da artista Gretchen, levando alegria e descontração por onde passava. Frequentava assiduamente os bailes e carnavais no Chapparral e no Clube TCC, sendo presença marcante em todas essas ocasiões.

Católico praticante e devoto de Nossa Senhora, José Luiz tinha uma fé admirável, cultivando orações diárias e mantendo profunda espiritualidade. Apesar de analfabeto, era muito inteligente e responsável. Não frequentou a APAE porque não se considerava uma pessoa com deficiência, vivendo de forma plena e socializando com todos à sua volta. Apaixonou-se algumas vezes e cuidava de suas finanças com zelo e responsabilidade. Amava vestir terno para assistir às sessões parlamentares na Câmara de Vereadores, demonstrando seu interesse e respeito pela vida pública.

Seu maior legado foi a inclusão de fato e a luta, ainda que silenciosa, pelo reconhecimento dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. José Luiz Ferraz faleceu em 03 de setembro de 2013, vítima de câncer na bexiga, deixando para Tangará da Serra uma história de superação, fé, alegria e inspiração.

 

 

Faynystton Missio - Assistente de Imprensa