Rua Adão Rosa da Silva: Legislativo aprova projeta que homenageia pioneiro tangaraense

A Casa de Leis apreciou em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 07 de outubro, o Projeto de Lei nº 311/2025, de autoria do vereador Hélio da Nazaré, que dispõe sobre a nominação da Rua 58-A do Bairro Jardim Monte Líbano para “Rua Adão Rosa da Silva”.

Natural de Alagoas, Adão Rosa da Silva iniciou sua trajetória em busca de novas oportunidades em 1951, quando se mudou para o Paraná. Seu espírito determinado o conduziu ao Mato Grosso, chegando em 1967 e vivendo por seis anos em Nova Olímpia. Nesse período, trabalhou com dedicação na fazenda de Ângelo Masson, atuando no cultivo de café, mamona e outras lavouras importantes, como amendoim, feijão e arroz.

Em 1973, Adão e sua família fixaram residência definitiva em Tangará da Serra. Aqui, ele manteve sua atuação como produtor rural, contribuindo significativamente para o fortalecimento da agricultura local. Seu compromisso com a terra e o resultado de seu esforço garantiram o sustento da família e ajudaram a firmar as bases da comunidade. Ao lado da esposa, Clarinda Rosa da Silva, foi patriarca de uma numerosa e respeitada família, deixando uma marca permanente em Tangará da Serra. Pai de 13 filhos, avô de 21 netos, bisavô de 30 bisnetos e tataravô de 1 tataraneto, construiu uma descendência que reflete seu exemplo e suas raízes profundas.

Falecido em 26 de fevereiro de 1998, Adão deixou saudade, mas também uma história inspiradora, marcada pela persistência, pelo trabalho e pelos valores familiares. O projeto reconhece que dar seu nome a uma rua de Tangará da Serra é uma justa homenagem a um homem que dedicou a vida a cultivar não apenas a terra, mas também o amor e a união de sua família.

O PL foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.

 

 

Faynystton Missio - Assistente de Imprensa