Quintão entrega homenagem a profissionais da Saúde por combate ao vírus Zika

Ronaldo Quintão (PP) entregou esta semana moção de aplausos e reconhecimento à profissionais da Saúde que ajudaram o Município a promover mudanças que estão permitindo pesquisas para o combate ao vírus Zika. As ações fizeram com que Tangará da Serra fosse escolhida para a realização do Projeto “A história natural da epidemia por vírus Zika”, realizado numa parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, com apoio da UNEMAT, UFMT, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Universidade Federal de Pelotas.

“A escolha de Tangará da Serra foi devido as informações completas e com qualidade no sistema (...) A equipe tomou como sua, e o transformou em rotina, a idéia da técnica de enfermagem Maria Aparecida Ornel Amaral, em registrar nas declarações de nascidos vivos os perímetros cefálicos e estaturas das crianças ao nascer”, conta o vereador Ronaldo Quintão, ao lembrar que este processo facilitava o direcionamento da vigilância epidemiológica para rastrear os bebês com microcefalias – informações que hoje, por decisão do Governo do Município, são obrigatórias no registro de todos nascidos em Tangará da Serra.

HOMENAGEADOS – Receberam a moção de aplausos: a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, enfermeira Juliana Herrero da Silva, e os integrantes da Vigilância Maria Ozana Ferreira da Silva, Zulema Salete Dengo Nuernberg, e Glaston Ferreira Neves, além da médica Gisele Barbosa da Silva. Também recebeu a homenagem o secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim, pela decisão de estender a obrigatoriedade das informações, e a técnica de enfermagem do Hospital das Clínicas Maria Aparecida Ornel Amaral, pela iniciativa.