Personalidades negras serão homenageadas na terça-feira (28) durante a 41ª Sessão Ordinária

Instituída através do Projeto de Decreto nº 05 de autoria do Legislativo, a cerimônia em homenagem as personalidades negras tangaraenses, acontecerá neste ano, no dia 28 de novembro a partir das 15h, durante a 41ª Sessão, no Plenário da Casa. Na oportunidade, serão entregues placas alusivas em referência ao Dia da Consciência Negra, a quatro homenageados, escolhidos por indicação de instituições sociais e associações relacionadas à defesa étnico-racial e combate ao preconceito racial, além da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Câmara Municipal.

A concessão de honrarias em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra foi originada pelo Projeto de Lei (PL nº 08/2023), de autoria do vereador Ademir Anibale (MDB), como forma de reconhecer e celebrar as realizações e contribuições de indivíduos negros em diversas áreas da sociedade, além de criar oportunidades e instrumentos para o debate sobre políticas públicas voltadas a pessoa negra, e os títulos nesta edição serão entregues aos cidadãos; EDMILSON DE OLIVEIRA LOBATO, FELIPE BASSO, KATIA ADRIANA GONÇALVES  e MARILZA DA SILVA COSTA.

No dia seguinte, em 29 de novembro, está programada uma atividade pedagógica, envolvendo a comunidade escolar da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches, a partir das 13h30, com a realização de uma palestra pautada no tema e intitulada; “Todo lugar é lugar de falar sobre diversidade” que será conduzida pela ativista idealizadora do ‘Projeto Negros de Alma Preta’, Dra. Marilza da Silva Costa (Nega Mary).

As ações fazem parte das comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e as homenagens serão prestadas aos cidadãos que se destacam pela atuação social e profissional, assumindo o papel de protagonismo na sociedade tangaraense.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)