Hélio, Carlinho e Quintão acompanham obras de recuperação de 42 km de estradas rurais

Hélio da Nazaré (PSD), Carlinho da Esmeralda (PSC) e Ronaldo Quintão (PP) na tarde de quarta-feira, dia 06, estiveram com o secretário municipal de Infraestrutura Selton Vieira nas obras de recuperação e cascalhamento das estradas que ligam três aldeias indígenas em Tangará da Serra. Eles percorreram o trecho de 20 quilômetros interligando a Aldeia Queimada a Aldeia Formoso, passando pela Aldeia Santa Vitalina. E depois o trecho de 22 quilômetros entre a Aldeia Formoso e a MT 358.

Os parlamentares elogiaram as ações da Prefeitura na região e pediram que as obras sejam estendidas a toda a zona rural. A recuperação de estradas, avaliam os vereadores, melhoram o acesso aos serviços de Saúde e garantem o transporte escolar. Além disso, quando são atendidas regiões produtoras, garantem o escoamento até mesmo no período chuvoso.

Aos vereadores, o secretário Selton explicou que as estradas que ligam as aldeias já existiam, mas precisavam ser alargadas para a manobra de caminhões e cascalhadas nos pontos em que há grandes bancas de areia. “São trechos piores para trânsito dos indígenas que reclamam especialmente para atender os carros de Saúde, da Funasa e o transporte escolar”, diz Selton.

O secretário informou ainda que para concordarem em fornecer cascalho para uma obra que o Governo do Estado realiza em parceria com a Associação de Produtores do Rio Verde, os indígenas reivindicaram a recuperação desse trecho de 42 quilômetros, que agora é feita pela Prefeitura de Tangará da Serra. “O Município faz cascalhamento das estradas municipais e contrapartida índios doam cascalho para o Estado realizar a obra na MT 358 entre Itamaraty Norte e Armazem CRV, um trecho de 44 quilômetros de obras”, conta.

INVESTIMENTO – Aos vereadores o secretário informou que a obra deve ao final, quando forem fechadas as planilhas de execução, representar cerca de R$ 400 mil em investimentos – levando-se em consideração, para o cálculo, custos com equipamentos, combustível e mão-de-obra. A obra de recuperação dos 42 quilômetros entre as aldeias, até a MT 358, começou há 30 dias e estimativa é de que dure mais 40 dias.

“A visita dos vereadores, acompanhando a obra, seguindo por toda a estrada que está sendo recuperada, verificando o que está sendo feito aqui, é realmente louvável, até para acompanhar mesmo tudo o que está sendo feito aqui. Ver como essa obra é importante pra essas pessoas que serão atendidas e de nossa parte fica o agradecimento e o convite aos vereadores que estaremos sempre prontos a atendê-los”, afirma o secretário Selton.