Genésia Mendes Cunha é homenageada com nominação da Casa Família Acolhedora no Bairro Vila Alta

As filhas de dona Genésia, Isolete, Ira e Pola, prestigiaram a 11ª Sessão, ocasião em que o PL foi aprovado.

A Casa Família Acolhedora, localizada na Vila Alta, passa a ser nominada, Genésia Mendes Cunha em reconhecimento e gratidão a contribuição da cidadã, falecida em 2021. A homenagem proposta através do Projeto de Lei (PL nº 17/2024) do Poder Legislativo, ocorreu na última terça-feira (17) durante a 11ª Sessão Ordinária.

O PL de autoria do vereador Hélio da Nazaré (PL) visa valorizar a contribuição da pioneira natural de Ituporanga(SC), que em 1985, acompanhada do marido, Sr. José da Cunha e de 10, dos 12 filhos do casal, chegaram a Tangará da Serra, em busca de mais oportunidades para a família que ansiava por prosperidade, e escolheram o Bairro Vila Alta para residirem, localidade onde escreveram grandes histórias e cativaram muitos amigos.Com trajetória exemplar, dona Genésia sempre lutou por sua família, religiosa era devota de Nossa Senhora Aparecida, teve Deus como base de vida. Um exemplo de esposa e mãe que amava reunir os filhos e netos. Cozinhar era sua paixão, e através dos almoços, jantares e celebrações em família, mantinha a união nestes encontros que se tornaram tradição.

Mulher exemplar que educou e ensinou aos filhos, genros, noras e netos o verdadeiro valor de uma família. Genésia Mendes Cunha faleceu em 2021, aos 85 anos, deixando um legado de amor, força e fé aos 12 filhos, 36 netos, 38 bisnetos. O projeto aprovado em discussão única foi aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, e segue para sanção do Executivo. Confira a biografia de Genésia Mendes Cunha.

GENÉSIA MENDES CUNHA

*22/10/1935      +     23/01/2021*

Justificativa

Genésia Mendes Cunha, nasceu no dia 22 de outubro de 1935 em Ituporanga-SC, filha de José Mendes e Geraldina Mendes, foi a 4ª filha dos 8 irmãos.

Casou-se aos 18 anos, com José da Cunha, e tiveram 12 filhos, Ivaldete, Aquiles, Ivonete, Janete, Salete, Isolete, Élio, Iraci, Valmor, Juraci, Vilmar e Alcidir. Viveram em Santa Catarina, logo depois, no Paraná e, em 1985, vieram de mudança para o Estado de Mato Grosso em busca de mais oportunidades para a família que ansiava por prosperidade no ramo de agricultura.

Sempre muitos unidos, dos doze filhos, 10 acompanharam dona Genésia e seu José para construir a vida em Tangará da Serra. A família Cunha escolheu o bairro Vila Alta para residirem, lugar onde escreveram grandes histórias, fizeram muitas amizades.Dona Genésia sempre lutou por sua família, foi uma mulher muito religiosa, devota de Nossa Senhora, teve Deus como à base fundamental de sua vida e de sua família. Um exemplo de esposa e mãe, presente, enchia o coração quando acolhia todos os filhos e netos em sua casa. Amava cozinhar! Esse foi um dos meios que encontraram para motivar a união de todos, incontáveis almoços, jantares, ceias de Natal, Ano Novo, aniversários, cafés da manhã e muitas rosquinhas de pão nas manhãs de sábado, o que virou tradição da família ate os dias atuais.Em julho de 2013, dona Genésia perde seu esposo José da Cunha, estando viúva contou com o apoio, amor e carinho de toda família e amigos, para continuar a caminhada sem o esposo.

A grandiosidade de deus se revelava através da fé que dona Genésia vivia diariamente, com muita sabedoria, cada desafio que a vida apresentava. A família educada em berço cristão, sempre esteve a disposição para ajudar e servir a comunidade.Em 2020, a pandemia da COVID preocupa a família, que zela e fica atenta para preservar a matriarca da doença.

Em dezembro de 2020, após uma cirurgia da coluna, dona Genésia, ainda no hospital, contrai o vírus. Diante das dificuldades no tratamento de uma doença nova, Genésia Mendes da Cunha falece no dia 23 de Janeiro de 2021.Ficando um grande legado, sendo 12 filhos, 36 netos, 38 bisnetos, de uma mulher que construiu uma história de força e muita fé. Uma mulher que educou e ensinou a seus filhos e genros, noras e netos o verdadeiro valor de uma família.

Essa nominação se faz necessária visando prestar a família da Dona Genésia que viveu por muitos anos bairro Vila alta, com a nominação da “Casa Família Acolhedora” localizada no referido bairro, vale ressaltar que grande parte de sua família ainda permanece neste Município