Câmara aprova projeto que declara Exposerra Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da Serra
O Parlamento Municipal apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, 08 de julho, o Projeto de Lei nº 209/2025, de autoria do vereador Professor Sebastian, que declara a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial (Exposerra) como Patrimônio Imaterial e Cultural do município de Tangará da Serra-MT.
Em sua justificativa, o projeto destaca o impacto socioeconômico da Exposição, que é realizada desde 1980 pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra. Ao longo dos seus quarenta anos de existência, a Exposerra adquiriu uma relevância regional e estadual, que a galgou ao patamar de referência no campo das feiras multissetoriais. O evento conta com diversas frentes de atuação, incluindo: tecnologia agropecuária de ponta, entretenimento, gastronomia, shows musicais, rodeios, exposições comerciais, leilões, palestras e atividades culturais, todas interligadas em um mesmo espaço, promovendo uma singular integração entre o rural e o urbano.
A propositura também enfatiza o papel primordial do evento no desenvolvimento do município, atuando como um importante agente econômico e geopolítico, fomentando as economias local, regional e estadual. Ao impulsionar o agronegócio, a Exposição valoriza a produção local e produz um ambiente adequado para novos investimentos e parcerias. É estimado que o evento gere mais de 10 mil empregos diretos e indiretos a cada edição.
Outro ponto levantado é o forte aspecto simbólico da Exposerra para o povo tangaraense, que vê sua cultura, costumes, hospitalidade, força de trabalho e espírito empreendedor representados pelo evento. O público supera os 100 mil visitantes por edição, possibilitando o intercâmbio cultural entre pessoas de toda a região imediata e de todo o estado.
À vista do exposto, o projeto defende a declaração da Exposerra como Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da Serra, garantindo, assim, o seu devido valor histórico e cultural, bem como a sua continuidade e fortalecimento de futuras edições.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Poder Executivo Municipal.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa