Autorizado recurso de R$ 14,9 milhões para suprir demandas da saúde

O parlamento municipal apreciou em discussão única na quarta Sessão Ordinária, realizada na terça (27.02) o Projeto de Lei (PL nº 21/2024) de autoria do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito especial no valor de R$ 14.936.372,52 - destinado a custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a matéria, o recurso proveniente de superávit financeiro, apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, prevê a aplicação de R$ 11.116.669,06 milhões no pagamento de contratos de gerenciamento das UTI’s, serviços médicos especializados em anestesiologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia/traumatologia, cirurgia geral e pediatria e serviços de imagens. É prevista ainda, a aquisição de  bombas de infusão, secadora, e carrinho anestésico no valor R$ 501.163,92 mil e  R$ 1.5 milhão será destinado a compra de medicamentos, materiais médicos hospitalares, gêneros alimentícios para o setor de nutrição e demais insumos visando atender a demanda do Hospital Municipal.

Na atenção primária em saúde, serão utilizados R$ 190.217,41 na obra do PSF - Bairro Jardim Paraíso. Quanto aos materiais de consumo, R$ 42.140,60 custeará ações do Programa Saúde na Escola. Ares-condicionados, cadeiras, computadores, longarinas, mesas, armário custarão aos cofres públicos R$ 403.554,26 para equipar o PSF Jardim Paraíso, bem como demais Unidades de Saúde da Família.

A Vigilância Ambiental também será atendida, com a compra de seis nebulizadores, quatro pulverizadores para bloqueio nas ações de combate a dengue no município, microscópio, computadores, ar-condicionado no valor de R$ 100 mil. O texto aprovado em discussão única, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo Municipal.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)