Aprovados projetos que concedem crédito para a contratação de software de gestão para o SAMAE
Os vereadores apreciaram em sessão ordinária realizada na terça-feira, 26 de agosto, os Projetos de Lei nº 264/2025 e nº 266/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal. A propositura nº 264 dispõe sobre a abertura de crédito especial no valor de R$ 345.513,90 e a de nº 266 solicita a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 213.663,59, ambas para custear despesas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Inovação. Os recursos de ambos os projetos serão obtidos através da anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, conforme preveem os artigos 41, 42 e 43 da Lei nº 4.320/1964.
O objetivo dos PLs é aprimorar a eficiência e a transparência na gestão dos serviços de saneamento básico, seguindo as premissas e diretrizes do programa de transformação digital INOVA TANGARÁ. O texto destaca que, para lograr êxito nessa missão, faz-se necessária a contratação de um software especializado em gestão administrativa para a autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto do município (SAMAE). Uma das metas é integrar o novo programa aos sistemas de gestão e tributação já utilizados pela Prefeitura.
Ademais, as proposituras levantam que o referido sistema deverá conter tecnologia para telemetria, viabilizando o monitoramento remoto do consumo, das redes de distribuição e de demais processos operacionais da autarquia. Com isso, é esperada uma melhor gestão sobre perdas, falhas e desperdícios, possibilitando ações preventivas e corretivas mais céleres e eficientes, causando, assim, um impacto positivo tanto na operacionalidade quanto na sustentabilidade ambiental. Outro benefício da implementação do novo software será disfrutado pela população, que, a partir dele, conseguirá acompanhar suas solicitações junto à SAMAE.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa