Aparelho para realização do ‘teste da orelhinha’ em recém-nascidos será adquirido através de emenda parlamentar

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

Um dos procedimentos realizados na maternidade, após o nascimento do bebê, é a triagem neonatal auditiva, mais conhecido como teste da orelhinha. O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Por meio de emenda parlamentar de bancada, o Município utilizará o valor total de R$ 50 mil para aquisição do Aparelho de Emissão Autocústica (EOA) que será utilizado no setor da maternidade do Hospital Municipal.

Realizado com o bebê dormindo, em sono natural, o procedimento é indolor e não precisa de picadas ou coleta de sangue, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos. Através dos Projetos de Lei ( PL nº 39 e PL nº 40) os vereadores Eduardo Sanches e Horácio Pereira, destinaram respectivamente, os valores de R$ 26.672,02 e R$ 23.327,98 mil que somados, possibilitará a aquisição do EOA, um dos métodos mais modernos para constatar problemas auditivos em recém-nascidos.

“Hoje temos mais de mil partos anuais, e é fundamental garantir que cada recém-nascido tenha acesso a um exame de orelhinha eficaz e preciso. A detecção precoce de problemas auditivos em bebês recém-nascidos é essencial para possibilitar intervenções rápidas, contribuindo para minimizar possíveis impactos no desenvolvimento da linguagem e no desempenho acadêmico futuro”.

Desde 2010 é determinado por lei que nenhuma criança saia da maternidade sem realizar o teste, que é gratuito. A aquisição do equipamento fortalecerá a capacidade diagnóstica da unidade, e reforça o compromisso do Poder Legislativo com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade. O texto aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo Municipal.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)