Vereadores aprovam crédito de R$ 1,8 milhão para enfrentamento à Dengue, Chikungunya, Zica e Covid

Foto: Reprodução/ Web

Abertura de crédito especial no valor total de R$ 1.820.000,00 milhão, destinado a custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde. Proposta mantida no Projeto de Lei (PL nº 84/2024) de autoria do Executivo para custear o credenciamento de leitos de UTI, visando à implementação de ações voltadas ao enfrentamento das arboviroses.

De acordo com o texto, em razão da superlotação da UPA e do Hospital Municipal, que mantém ocupação diária dos leitos da enfermaria e clínica médica de 91%, devido aos atendimentos por dengue, chikungunya e covid, entre outros casos, gerando sobrecarga ao serviço e não possui estrutura disponível para tamanha demanda. Conforme relatório quantitativo, somente este ano, foram contabilizadas 52.518 mil consultas, com média mensal de 19 mil atendimentos e 650 pacientes ao dia na UPA, resultando na sobrecarga de internações no complexo hospitalar, por conseqüência de síndromes febris provocadas por Dengue, Chikungunya, Zica e Covid.

Com o apoio do Legislativo, que aprovou o texto por unanimidade, 13 votos favoráveis, autorizando o repasse financeiro à saúde, as ações de vigilância, prevenção, atenção primária e organização da rede municipal serão ampliadas em benefício da população. O projeto segue para sanção do Executivo Municipal.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)