Unemat celebra 30 anos de fundação em solenidade marcada por homenagens e reconhecimento histórico

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) celebrou, 30 anos de fundação em Tangará da Serra, durante solenidade em parceria com a Câmara Municipal, realizada na noite desta quinta-feira, 22 de maio, no auditório da Instituição. O evento comemorativo destacou a importância histórica, social e educacional na formação acadêmica e desenvolvimento regional ao longo de três décadas.

Fundada em 2 de abril de 1995, a Unemat iniciou as atividades no município com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras. Desde então, expandiu o leque de ofertas, incorporando progressivamente as graduações de Ciências Biológicas e Agronomia em 2001, Enfermagem em 2006, Engenharia Civil em 2013, Jornalismo em 2017 e, mais recentemente, Gestão e Inovação em Agronegócio, lançado em 2024. O câmpus local, que em 2017 foi renomeado como “Eugênio Carlos Stieler”, em homenagem ao professor pioneiro da instituição, tornou-se o terceiro maior da universidade, reunindo atualmente mais de 2.700 acadêmicos e nove cursos de graduação. A estrutura conta com 228 docentes, entre efetivos e interinos, além de 76 técnicos e 42 servidores terceirizados.

Durante a cerimônia, diversas autoridades compuseram o dispositivo oficial, sob condução do presidente da Casa Legislativa, vereador Edmilson Porfírio (PODE). Entre os presentes estavam o Diretor Político Pedagógico e Financeiro do câmpus, Ariel Lopes Torres, o Diretor Administrativo André Ricardo Cajazeira, e o Pró-Reitor de Gestão Financeira da Unemat, Tony Hirota Tanaka, que representou a reitora Vera Lúcia da Rocha Maquea.

Também prestigiaram a celebração os vereadores Renato Calhas (UNIÃO), Prof. Sebastian (UNIÃO), Horácio Pereira (REPUBLICANOS), Sarah Botelho (PSD), Zi Lima (PRD), Evânia Félix (MDB), o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez; o deputado estadual Dr. João José de Matos (MDB); senador Jayme Campos (UNIÃO), deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO) e o vice-prefeito municipal Eduardo Sanches (PL). O prefeito Vander Masson (UNIÃO), em viagem institucional a Brasília, participou da cerimônia por meio de vídeo com mensagem de agradecimento à universidade.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi à entrega de homenagens a três figuras centrais para a história da Unemat em Tangará da Serra. O diretor Ariel Lopes Torres entregou placas comemorativas ao senador Jayme Campos; a Saturnino Masson (in memoriam), representado pelo neto Guilherme Masson; e a Wilson Galli (in memoriam, representado pela filha Daniela Galli. Os três foram reconhecidos como personalidades centrais desempenhando papel fundamental na articulação política e institucional, necessária para a instalação do câmpus no município; esforço que contribuiu para transformar em realidade o sonho da comunidade local de contar com uma universidade pública de qualidade.

Em discursos emocionados o senador Jayme Campos e o deputado estadual Botelho relembraram, os desafios enfrentados para a criação do câmpus de Tangará da Serra; desde a aquisição do terreno até a consolidação da estrutura física e acadêmica da Unemat no município. Os parlamentares enfatizaram o impacto positivo da instituição na vida da população regional e a importância de sua continuidade como referência de ensino superior gratuito e de qualidade.

A celebração dos 30 anos da Unemat, em parceria com a Câmara Municipal reafirma o compromisso das instituições com a valorização da educação pública, da história local e da construção de um futuro mais justo para a região.

 

 

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)