Protocolo de atendimento dos pacientes é tema de reunião entre os vereadores e representantes da Upa Ari Torres

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o protocolo de atendimento dos pacientes e a conduta para a fiscalização na unidade, os representantes da UPA Ari Torres (24h), se reuniram com os vereadores na tarde desta quinta-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal.O encontro proposto pela equipe administrativa da UPA esclareceu que a demanda de atendimento ao paciente é estabelecida por prioridades, e com classificação determinada por meio de cores para sinalizar o potencial de risco a vida, agravos à saúde ou grau de sofrimento dos pacientes.

A instituição segue a ordem definida no protocolo de Classificação de Risco do Sistema Único de Saúde (SUS), sistemática que permite agilidade à dinâmica de serviços por meio de cores preestabelecidas. A cor vermelha indica atendimento imediato, os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos, já os usuários identificados pelas cores verde e azul representam casos de menor gravidade.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ari Torres 24 Horas e no Hospital Municipal a triagem é feita por um profissional enfermeiro, que verifica o grau de risco de quem está sendo atendido, nesse momento, é realizado o acolhimento e a organização referente ao tempo de espera, que ocorre conforme o nível de gravidade de cada caso médico, e segundo os servidores os dias de maior volume, são as segundas e terças- feira e a maioria dos casos são na tentativa de obter atestado médico.

De acordo com o relatório de gestão em saúde apresentado pela equipe, de 1º novembro até o dia 22, o balanço aponta para 11.866 pacientes atendidos, deste total, 3.839 foram classificados como urgentes, 1.710 casos muitos urgentes, e 664 atendimentos decorrentes de emergência, contudo, um dos volumes mais expressivos se refere aos pacientes identificados na cor azul, somando 2.046 pessoas, que poderiam ter sido atendidas com maior resolução, pelas equipes do Programa Saúde da Família, mais perto de casa.

De acordo com os servidores a implementação deste protocolo de atendimento é seguido por todas as equipes, de forma a garantir a continuidade do trabalho, e reforçam que em qualquer horário, ao se chegar à UPA a rotina dos procedimentos tanto para atendimento, como para medicação ou transferência de pacientes será a mesma, obedecendo à prioridade estabelecida pelo sistema de classificação de risco. Confira quais são as quatro classificações por risco:

Emergência (atendimento imediato) — Vermelha: risco iminente de perder a vida. As situações para o atendimento imediato são paradas cardiorrespiratórias, coma, trauma de crânio, falta de ar intensa, crise convulsiva, intoxicação, choque elétrico, angina, derrame, hemorragias e fraturas. Atendimento na UPA ou no PA.

Urgência (até 30 minutos) – Amarela: O paciente precisa ser avaliado. Tem condições clínicas para aguardar por meia hora. São quadros de dor intensa de início imediato, alterações súbitas de comportamento, agitação, confusão mental e desmaios, dor torácica intensa, crise asmática, diabético com alterações, dor forte, sangramento, febre (acima de 40 graus), luxação, entorse e acidentes por animais peçonhentos. Atendimento na UPA ou no PA.

Pouco urgente (até 240 minutos) – Verde: O usuário pode esperar atendimento ambulatorial, com prioridade sobre o não urgente. A classificação verde se refere a pessoas com idade acima dos 60 anos, pacientes escoltados, deficientes físicos, enxaqueca, dor moderada, abscessos, vômito e diarreia. Atendimento na UPA ou no PA.

Não Urgente (até 360 minutos, se aguardar na UPA ou PA) – Azul: Caso de menor complexidade, sem problemas recentes. A recomendação é procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF). Nessa lista da cor azul estão sintomas crônicos por mais de 24 horas, troca de receita, atestado, encaminhamento para especialistas, revisão com pediatra, acompanhamento de doenças crônicas, check-up e exames de rotina.

 

 

 Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB - 2257/MT)