Autorizadas contratações de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e profissionais técnicos para suprir demanda emergencial

Autorizadas contratações de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e profissionais técnicos para suprir demanda emergencial

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

Criação de vagas temporárias para atender à emergência de saúde pública no município em virtude do agravamento dos casos de arboviroses, transmitidas pelo Aedes Aegypti. É o que determina o Projeto de Lei (PL nº 68/2024) de autoria do Executivo, apreciado na oitava Sessão Ordinária (26.04) e aprovado pelo Parlamento Municipal.

Em meio a uma crise de saúde pública, o texto destaca ser necessária a contratação temporária para fazer frente ao surto endêmico de dengue, chikungunya e demais arboviroses. Segundo estudos realizados em todo o País, é previsto um pico das doenças em abril, e o possível aumento de casos, embasa a contratação direta, para atendimento da população mediante ao surto endêmico.

De acordo com a secretaria de saúde, deverão ser contratados seis médicos plantonistas, um médico regulador do NIR, oito farmacêuticos, quatro auxiliares de farmácia, quatro enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem, além da ampliação de horário estendido na USF do Bairro Morada do Sol e Posto Central, medidas que custarão aos cofres públicos de R$ 4.289.410,97 milhões, comportando assim, a despesa referente à ampliação do quadro de servidores.

Apreciado em discussão única e aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, após a sanção do Executivo o projeto se torna vigente.

 

 

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)