Audiência Pública: verba de R$ 200 mil e Procuradoria Especial fortalecem políticas de proteção animal
A Câmara Municipal de Tangará da Serra promoveu, nesta segunda-feira, 22 de setembro, audiência pública no Plenário da Casa, para debater políticas públicas voltadas à causa animal. A iniciativa, proposta pela vereadora Sarah Botelho, por meio do Requerimento nº 112/2025, reuniu autoridades, entidades representativas e a comunidade, fortalecendo o diálogo voltado ao tema.
Conduzida pela vereadora Sarah Botelho, a reunião contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Edmilson Porfírio, do representante da Polícia Ambiental, Ten. Cel. Wittenberg, da presidente do Projeto Abana, Kelly Becker, e do advogado Nilson Portela, presidente do GTA da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MT. Representantes de ONGs de proteção animal, profissionais da área, proprietários de pet shops e cidadãos engajados também participaram ativamente da discussão.
O vice-prefeito Eduardo Sanches marcou presença no encontro, ressaltando as ações do Executivo e anunciando a destinação de R$ 200 mil, por meio de emenda do deputado estadual Dr. João (MDB), para a Secretaria de Meio Ambiente. O recurso será aplicado na retomada das atividades do castramóvel, suspensas por dificuldades orçamentárias.
Durante a solenidade, o presidente Edmilson Porfírio oficializou a criação da Procuradoria Especial da Causa Animal, instituída pela Resolução nº 04/2025. Os vereadores Sarah Botelho e Prof. Sebastian foram nomeados procuradores, assumindo a responsabilidade de coordenar ações concretas do Legislativo, em defesa dos animais.
A audiência reforçou o papel da Câmara Municipal como espaço de construção coletiva, através da participação popular contribuindo para a formulação de soluções conjuntas e efetivas em prol da causa animal em Tangará da Serra.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)