Dona Neide sugere ampliação do número de atendimentos nos PSF´s

Dona Neide (PMDB) sugeriu esta semana que o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) busque meios de ampliar o número de atendimentos que são realizados atualmente pelas unidades do Programa Saúde da Família em Tangará da Serra. A vereadora conta que tem visitado as unidades e na maioria dos casos os atendimentos agendados têm sido concluídos antes do final do expediente.

“Durante o meu trabalho de fiscalizar, em visitas aos PSF´s, após as 9h30 venho observando que o serviço de atendimento na maioria das unidaes já está se encerrando por volta deste horário, sendo que os PSF´s só fecham para o horário de almoço às 11h00. Em razão desta observação, pedimos que se verifique a possibilidade de liberar mais senhas para o atendimento da população”, justifica a vereadora Dona Neide.

A medida, na avaliação da vereadora, vai desafogar a fila de espera por atendimentos e pode resultar em mais qualidade de vida para as pessoas que serão atendidas com mais agilidade. “Hoje muitas pessoas acabam tendo que retornar para as suas casas com dor, à espera do próximo dia conseguir uma vaga novamente”, lamenta a vereadora.

IDOSOS – Dona Neide também pediu que a Secretaria Municipal de Saúde providencie reserva de vagas para o atendimento a idosos. “Para a pessoa idosa a Saúde é um assunto que deve ser tratado com muita cautela, por terem acima de 60 anos é comum os idosos terem dores musculares, cansaço, problemas de pressão e dificuldades de locomoção, além de que dependem de outras pessoas para se locomoverem. Por isso, defendemos a reserva de vagas”, afirma a vereadora.

Dona Neide conta que o sistema de fichas obriga as pessoas a se dirigirem aos PSF´s ainda de madrugada. A dificuldade, no entanto, é ainda maior para os idosos com dificuldade de visão ou locomoção. “Recebi essa solicitação de idosos que estão reclamando da dificuldade de se deslocarem aos PSF´s para disputar a senha”, diz.

TV E INTERNET – Dona Neide também encaminhou ao secretário Itamar Bonfim solicitação pedindo a instalação de TV informativa e wi-fi nas unidades de PSF. O objetivo, segundo a parlamentar, é que a população de cada PSF fique informada de qualquer tipo de doença e de programas existentes no Município através da TV Informativa. Já o sinal de internet via wi-fi proporcionará um conforto maior para as pessoas que aguardam atendimento. “Com esses equipamentos e serviços, as pessoas terão oportunidade de estudar e realizar pesquisas enquanto esperam atendimento”, justificou Dona Neide.